Em sequência as retrospectivas, o entrevistado é o deputado estadual Guilherme Pasin (PP), ex-prefeito de Bento Gonçalves. O deputado define 2025 como um ano desafiador, entretanto ao refletir sobre o mandato entende que foi positivo. Nesse sentido, ele avalia que um ponto alto foi a aprovação do Programa Estadual de Desassoreamento aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
São citadas por Pasin atividades desenvolvidas para os 150 anos da imigração italiana e o apoio para os pequenos produtores. Pasin ressalta a construção de um texto que tramita na Casa sobre alterações na Constituição do Rio Grande do Sul. O deputado destaca que o turismo é colocado como prioridade a partir do documento formatado.
Para o próximo ano, o deputado estadual projeta que entre em pauta a retirada da contrapartida para o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), visando o fomento de investimentos na segurança gaúcha. Ele complementa que espera a aprovação ainda no primeiro semestre do chamado novo marco do turismo gaúcho.
O nome de Guilherme Pasin está posicionado como pré-candidato para a permanência na Assembleia Legislativa.
