Foi assinada nesta quarta-feira (10) a ordem de início das obras de restauro do Monumento Nacional ao Imigrante. Esta será a primeira etapa das ações de revitalização, o prazo estimado é de um ano e o investimento será de mais de R$ 2,8 milhões, sendo R$ 872 mil de contrapartida do município de Caxias do Sul e o restante financiado pelo pró-cultura.
Em primeiro momento, as obras devem contemplar o externo do prédio, isto é, reorganização das galerias de ventilação, preparação de base para o elevador, reativação das claraboias e revitalização de calçadas irregulares. Durante esses trabalhos um concurso cultural será lançado, onde os ganhadores vão poder acessar os bastidores da obra de restauro. Até a conclusão das atividades, incluindo as etapas 1 e 2, o Monumento ficará fechado para visitação.
A secretária da Cultura de Caxias do Sul, Tatiane Frizzo, valoriza o simbolismo do espaço para a consolidação do município. Ela interpreta que a assinatura é um presente no ano em que são celebrados os 150 anos da imigração italiana. Tatiane cita que a acessibilidade será o ponto alto dessa primeira parte de revitalizações.
O vice-prefeito, Edson Néspolo avalia a diferença que a revitalização do Monumento deve proporcionar para o turismo de Caxias do Sul. Ele valoriza os incentivos financeiros públicos e de iniciativa privada encaminhados para auxiliar nas reformas.
Conforme a secretária da Cultura, o Monumento ao Imigrante e a Casa de Pedra são os museus mais visitados de Caxias do Sul atualmente. A entidade realizadora do projeto, a Miseri Coloni, embalou a solenidade com músicas típicas no talian.

