Dando continuidade a série de reportagens de retrospectiva dos mandatos de deputados em 2025, a Rádio Caxias conversou com o deputado Carlos Búrigo (MDB). O parlamentar destaca o envio de verbas para rodovias e para a agricultura gaúcha ao longo deste ano, mas considera que enviou montantes para diferentes âmbitos da sociedade. Em um contexto geral, Búrigo nomeia o mandato como municipalista.
Ele detalha a atenção que está sendo destinada pelo gabinete para o projeto antigranizo, que vem sendo trabalhado em conjunto com as prefeituras. No mesmo mote, Búrigo cita o texto protocolado por ele e aprovado na Assembleia Legislativa referente ao plantio de árvores de eucaliptos, acácias e pinus.
Ao projetar 2026, o deputado estadual cita o desejo de que no próximo ano seja instalado um centro oncológico em Vacaria, que deve servir de referência para os municípios dos Campos de Cima da Serra. Atualmente, moradores dessas localidades recebem atendimento do Hospital Geral, em Caxias do Sul.
Búrigo conta que, especialmente para Caxias do Sul, o próximo ano deve ser de sequência das atividades que estão encaminhadas. Nesse sentido, ele cita articulações feitas para o Aeroporto de Vila Oliva e para a construção de estradas que vão ligar os municípios ao terminal. O deputado aborda ainda a restauração de prédios históricos e os desafios do escoamento de produções.
O deputado está cumprindo o segundo mandato como deputado estadual, nas eleições de 2018 e 2022 ficou como suplente e assumiu, respectivamente, cadeiras deixadas por Juvir Costela e Beto Fantinel ao serem convidados para assumir secretarias no governo de Eduardo Leite (PSD).
