Na manhã deste domingo (30) foi apresentado oficialmente os novos trajes da Festa da Uva 2026 da rainha Elisa Pereira D’Mutti e das princesas Júlia Scopel e Letícia Comin da Silva. O evento ocorreu no GNC Cinemas, aberto somente para a imprensa e convidados.
Os vestidos criados por Rico Bracco, contam com a leitura de parte do interior, com suas parreiras, caminhos tropeiros e trabalho no campo, que encontra a cidade que produz. Bracco relata que a sobreposição rosada remete ao parreiral protegido pelas rosas.
A rainha Elisa destaca a felicidade e ansiedade para a chegada da Festa e também com a apresentação do novo traje para toda a comunidade.
O modelo dos trajes é modular com as mesmas partes que compõem passeio e gala, preservando identidade e ampliando usos. O sistema reúne camisa de seda, camisa de linho, corset, gola, mangas plissadas removíveis, saia curta e saia interna removível, que acrescenta volume cerimonial. Para conforto térmico, as camisas usam fibras naturais; nas saias, a zibeline foi adotada pelos atributos de uso.
A paleta verde e bordô alterna entre rainha e princesas sem romper o mesmo vocabulário visual. Faixas que ritmam as saias e bordados de cachos de uva constroem continuidade; como complemento da saia, o crochê em viscose sustenta franjas de movimento fluido, pensado para não enroscar.
Já na parte da tarde, houve a apresentação dos trajes para toda a comunidade no Parque dos Macaquinhos. A 35ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, no Parque de Eventos.
