Na noite desta sexta-feira (28), ocorreu a cerimônia de entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2025, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS). No espaço Villa Basilico, lideranças empresariais tiveram suas trajetórias de inovação e comprometimento com a comunidade caxiense reconhecidas na 31ª edição do prêmio, culminando em um momento de celebração e realização.
A premiação, criada em 1987, reconhece profissionais cuja atuação contribui de maneira decisiva para o avanço tecnológico, econômico e humano do setor metalmecânico. Neste ano, a cerimônia coincidiu também com as comemorações dos 68 anos de fundação do SIMECS.
O primeiro agraciado da noite foi Andrigo Perini, da Perini Soluções Industriais, na categoria Jovem Empreendedor. Sua trajetória profissional reflete crescimento contínuo: começou a trabalhar ainda adolescente em atividades familiares e iniciou carreira formal como office-boy. Mais tarde, ingressou na indústria metalúrgica, passou por setores de métodos, processos e qualidade, formou-se em Engenharia de Produção e desenvolveu sólida experiência em gestão industrial. Andrigo ressalta sua trajetória de luta e a surpresa em receber o mérito.
O reconhecimento de Projeto Inovador foi concedido aos irmãos Willian e Andreus Teles Paz, da CarbonaTech Tecnologia e Indústria de Máquinas. A empresa apresentou um sistema de fluxo laminar com inteligência artificial embarcada para envase de produtos carbonatados e não carbonatados — tecnologia que reduz significativamente o oxigênio dissolvido, multiplica a produtividade e assegura alta precisão pela atuação de sensores eletrônicos e autoajustes realizados pela IA.
A solução posiciona a CarbonaTech como a única fabricante brasileira com esse nível de automação no envase linear de latas e garrafas. Willian, co-fundador e diretor de projetos da empresa, destaca como a Carbona Tech se tornou referência no segmento a nível nacional.
Andreus, co-fundador e diretor comercial, acredita que a busca constante por um produto inovador e de qualidade é o grande diferencial da empresa e o motivo pelo qual recebe o reconhecimento nesta edição.
Um dos homenageados com o prêmio Gigia Bandera foi Delmar Rugeri, da Rugeri Mec-Rul, empresa que se aproxima dos 70 anos de atuação no setor agrícola. Rugeri construiu sua trajetória profissional dentro do negócio familiar — iniciado por seu pai — e acumulou experiência técnica desde cedo. Graduado em Administração e Economia, com especialização em Administração Financeira, contribuiu para a consolidação de uma empresa reconhecida por tradição, tecnologia e continuidade. Delmar ressaltou a alegria de receber o prêmio, mas optou por não conceder entrevista à reportagem.
Na sequência, foi homenageada Isabel Cristina de Almeida Rizzo, da Galvânica Guarany, companhia com 57 anos de história. Isabel teve contato com a empresa ainda na adolescência, conciliando estudos e trabalho ao lado do pai. Atuou em diferentes organizações antes de retornar definitivamente ao negócio familiar, no qual hoje responde pelas áreas Comercial, Administrativa e Financeira.
Com formação em Ciências Contábeis, Isabel tem sido uma das responsáveis por posicionar a Galvânica como referência em soluções para tratamento de superfícies metálicas. Ela comenta sobre a emoção de ter seu trabalho reconhecido e a representatividade por ser a única mulher a receber o mérito Gigia Bandera nesta edição.
O terceiro nome reconhecido pelo mérito metalúrgico foi Marcio Slomp, fundador da Comlink Equipamentos Eletrônicos. Engenheiro eletricista e mestre pela UFRGS, Slomp acumulou experiência como docente no SENAI Mecatrônica e na Universidade de Caxias do Sul antes de criar a empresa, há 26 anos. A Comlink tornou-se referência em projetos e fabricação de equipamentos eletrônicos e softwares aplicados a inúmeros segmentos industriais, como implementos rodoviários, máquinas agrícolas, mineração e construção. Marcio fala sobre a superação nestes 26 anos de trajetória que resultou no reconhecimento desta noite.
Ao longo da cerimônia, o SIMECS destacou a relevância do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera como instrumento de valorização das trajetórias que moldam a indústria regional. O prêmio também mantém viva a memória de Gigia Bandera, imigrante italiana que desempenhou papel fundamental nos primórdios da metalurgia local, simbolizando a força da mulher no desenvolvimento industrial de Caxias do Sul, como salienta o presidente do SIMECS, Ubiratã Rezler.
Com homenagens que refletem dedicação, inovação e espírito empreendedor, a 31ª edição do prêmio reforçou o compromisso do setor com a competitividade e a continuidade do legado metalúrgico na Serra Gaúcha.
O Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2025 na Rádio Caxias conta com oferecimento:
MEC-RUL IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS – UM BRAÇO FORTE NA SUA TERRA! FONE 3213 8800 / NO INSTAGRAM @MEC.RUL.
GALVÂNICA GUARANY – PROTEGEMOS O SEU AÇO. PRESERVAMOS O FUTURO!
