Com o intuito de discutir questões sobre os conflitos atuais que ocorrem em diferentes partes do mundo, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) realiza a primeira edição do Congresso Internacional Cultura de Paz e Direitos Humanos. O evento acontece nestas terça e quarta-feira, dias 4 e 5 de novembro, e conta com a participação de pesquisadores brasileiros e internacionais, além da presença de João Cândido Portinari, filho do artista plástico Cândido Portinari (1903-1962), que apresenta a conferência intitulada “Cândido Portinari, os Direitos Humanos e o sonho universal pela paz”. Durante o congresso, também serão promovidas discussões em grupos de trabalho.
O objetivo do evento é criar um espaço interdisciplinar e crítico, onde diferentes perspectivas possam ser consideradas na produção de conhecimento sobre as várias formas de violência observadas ao redor do mundo. Os debates tem como foco a identificação de medidas para a construção de uma cultura de paz, a defesa dos Direitos Humanos e a promoção da justiça global. Entre os organizadores do Congresso estão as cátedras Sérgio Vieira de Mello ONU | ACNUR e a Unitwin/Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental.
O reitor da universidade, Gelson Leonardo Rech, explica que a instituição visa refletir sobre questões que afetam a vida humana.
A coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, professora Ana Maria Paim Camardelo, afirma que o congresso é um lugar de pluralidade de ideias para promover a cultura de paz.
Também promovem o Congresso o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais e o Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz da UCS e os programas de pós-graduação em Direito, Turismo e Hospitalidade, Psicologia e Educação e História.





