Com a chegada de mais um final de ano, o turismo no Rio Grande do Sul volta a ganhar força, impulsionado especialmente pela Serra Gaúcha, que deve registrar em 2025 um dos maiores volumes de visitantes dos últimos anos. Entre janeiro e agosto, Gramado teve um crescimento de 26,53% no número de turistas, somando cinco milhões de visitantes. A tendência é de continuidade desse aumento nos próximos meses. Para novembro, a hotelaria da região já projeta taxa média de ocupação próxima a 80%, impulsionada pelo feriado prolongado de 20 de novembro. Em dezembro, a expectativa é de ocupação total, refletindo o início da alta temporada e o apelo das programações natalinas.
Os dados são detalhados pelo secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, em entrevista à Rádio Caxias. Segundo ele, os grandes eventos de fim de ano seguem se consolidando como motores da economia turística gaúcha. O 40º Natal Luz, por exemplo, deve atrair quase 3 milhões de visitantes até 18 de janeiro, com investimento de R$ 37 milhões, mais de 2,5 mil profissionais envolvidos e cerca de 300 atrações programadas.
De acordo com Santini, a projeção é de crescimento de cerca de 20% no volume de passageiros nos aeroportos gaúchos entre novembro e fevereiro, alcançando 1 milhão de embarques e desembarques. O número total de chegadas de turistas deve crescer 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado por três fatores principais: o aumento da conectividade aérea, a retomada dos eventos após a calamidade de 2024 e o fortalecimento do turismo interno.
O secretário ressalta que o Governo do Estado projeta um ano de consolidação e expansão das políticas estruturantes. Entre as principais apostas estão a continuidade do programa O Sul Tchê Espera, novas ações promocionais no Brasil e no exterior e o reforço das iniciativas de capacitação do trade turístico. Santini também destaca investimentos em infraestrutura, ampliação de rotas e o fortalecimento do turismo rural.
Ainda conforme o boletim mensal do Observatório de Turismo de Gramado, órgão ligado à Secretaria Municipal de Turismo, o município registrou crescimento de 102,7% no número de visitantes vindos de outros estados em relação ao mesmo período do ano passado. Já o fluxo de turistas estrangeiros aumentou 41,9% entre agosto de 2024 e agosto de 2025.





