As farmácias básica, especializada e do componente estratégico do Centro Especializado de Saúde (CES) passam a contar com um novo formato de atendimento via telefone a partir da segunda-feira (3). A mudança ocorre devido à grande demanda nos ramais que atendem o serviço, com média de 490 ligações por dia, sendo que apenas 30% das tentativas de chamada são atendidas.
Com o objetivo de otimizar o fluxo de atendimento à população que depende das farmácias, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) implantará o novo sistema. O novo número 3290-4444 operará no sistema de callcenter no CES. Já o antigo telefone 3901-1414 ainda estará disponível na Unidade de Resposta Audível (URA) do CES, porém sem as opções das Farmácias no menu.
A diretora de Assistência Farmacêutica, Mônica Menegat, ressalta que o novo callcenter reunirá todas as demandas em um único lugar, potencializando o número de atendimentos e diminuindo a perda de ligações.
A reestruturação do serviço auxiliará para que não haja limitação na capacidade de atendimento e garantirá que as dúvidas sejam esclarecidas de forma rápida, melhorando assim o fluxo de funcionamento do serviço.
A farmácia básica disponibiliza medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e insumos não disponíveis nas UBSs, enquanto a farmácia do componente estratégico fornece medicamentos para patologias específicas e para o Programa de Combate ao Tabagismo. Já a farmácia especializada distribui medicamentos especiais e/ou do componente especializado, fórmulas nutricionais e fraldas.





