Neste sábado (01) inicia o penúltimo mês do ano de 2025 e todos os olhos se voltam para as tradicionais festas de final de ano. Olhando para o comércio, especificamente, o mês de novembro chega com grande expectativa para as promoções de Black Friday. Logo na sequência, as vendas de Natal são incrementadas e ganham foco absoluto, enfatizando a ambientação das lojas.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), Rossano Boff, explica como a entidade acompanha a chegada da data, especialmente, na ambientação das lojas. Enquanto algumas já apostam nas luzes de Natal outras estão mais cautelosas e com decorações de Halloween, acompanhando a evolução das datas.
Boff detalha que estratégias e criatividade, por parte dos comerciantes devem incentivar as vendas perdidas em algum momento por crises política e financeira. O presidente comenta que as experiências criadas pelos lojistas nos estabelecimentos têm incentivado a compra em lojas físicas do município. Esse comportamento auxilia na retenção de valores em Caxias do Sul.
Perguntado sobre o que está sendo preparado para o final do ano quanto a recomendações de horários e escala para o comércio, Rossano Boff cita que uma reunião ainda deve ser feita com o Sindicomerciários para debater o assunto. Entretanto, está sendo aguardada a divulgação de todas as programações para o encontro ser realizado.
Conforme levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, no ano passado as vendas de Natal tiveram uma queda de 4,1%, em relação a 2023. O tíquete médio no ano passado ficou em R$ 506,32.
 

 
			 
					

