As taxações de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações de produtos brasileiros não saíram de pauta desde que entraram em vigor, no dia primeiro de agosto. No último domingo, os presidentes de ambos os países conversaram sobre isso em uma rápida reunião na Malásia. Em relação a isso, a reportagem da Rádio Caxias conversou com o diretor da Agecomex, Luís Gustavo Boz.
Ele afirmou que o cenário está bem difícil e afetou diversos setores do Brasil em um contexto geral. Nesse momento, porém, percebe-se uma liberação gradativa de alguns produtos conforme a necessidade dos Estados Unidos.

Conforme Boz, essa necessidade se dá porque o Brasil sempre exportou bastante para os Estados Unidos. Logo, ele acredita que embora não haja uma solução a curto prazo, mais liberações devem ser feitas gradativamente daqueles produtos mais necessitados pelos estadunidenses.
O diretor da Agecomex também comentou sobre a reunião entre Lula e Trump. De acordo com ele, essas reuniões não passam de mera formalidade, já que ambos os estadistas possuem propósitos bem definidos.





