O Departamento de Futebol tem se reunido de forma virtual para entrevistar técnico e definir o alvo para a próxima temporada. A expectativa é de que a direção defina o nome até o fim da semana e comece a negociar com o novo treinador. A principal característica buscada é de que a equipe seja propositiva em 2026.
O vice-presidente de futebol Chiquinho Corsetti, o executivo Leo Franco e o gerente João Corrêa lideram as conversas com os treinadores. Após as reuniões, o Departamento de Futebol passa um feedback para o presidente Roberto de Vargas. Os nomes analisados também saem de mapeamentos feitos pelo auxiliar da comissão permanente Jeferson Ribeiro, e do analista de desempenho Flavio Salla.
O perfil buscado pela direção é de um técnico com característica propositiva e que faça o time ter pegada de marcação. A questão de idade não é levada em conta e o fato de ter títulos ou acessos pode facilitar na escolha. Entretanto, o teor das entrevistas e as informações de trabalho no dia-a-dia pesarão.
Embora haja a definição da característica, o Caxias não abre mão de buscar um treinador que esteja livre no mercado. A ideia não é esperar por um profissional empregado, uma vez que ele precisa auxiliar na montagem do elenco e avaliar as possíveis renovações contratuais.
Alguns nomes chegaram a conversar com a direção, mas sem proposta apresentada. Três deles foram elogiados publicamente pelo executivo Leo Franco em entrevista à Rádio Caxias: Higo Magalhães, Rodrigo Santana e Cauan de Almeida.
Aos 43 anos, Higo Magalhães está livre no mercado desde que acabou rebaixado com o CSA para a Série D. O técnico acumula passagens por clubes como: Vila Nova, Centro-Oeste FC e Atlético-GO. Já Rodrigo Santana estava no ABC, mas foi desligado na 16ª rodada da terceira divisão nacional. O treinador, de 43 anos, tem no seu currículo passagens por Avaí, Coritiba, Athletic-MG, Coritiba e conquistou acesso para a Série B com o Remo em 2024.
O nome de Cauan de Almeida, de 36 anos, também é bem visto pelo grená. Ele estava na Portuguesa-SP e passou pelo América-MG. O profissional tem uma longa trajetória como auxiliar de comissão permanente de Internacional, Corinthians e Vasco.
Além dos elogiados, outros técnicos são observados pelo clube: Luizinho Lopes, de 44 anos, tem passagens por clubes como Vila Nova, Paysandu, Brusque e Confiança-SE; Alan Aal, de 46, passou por Paraná, CRB, Vila Nova, ABC, Novorizontino, Guarani, Botafogo-SP e Náutico, onde trabalhou com Leo Franco. Antes da contratação de Júnior Rocha pelo Caxias, a direção do clube chegou a sondar Pintado, que está livre no mercado, e Thiago Carvalho, que tem acerto para comandar o Juventus-SP em 2026.