Conforme dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira (22), Caxias do Sul apresentou uma redução de 63,8% no número de casos de dengue confirmados neste ano em comparação ao mesmo período de 2024. No ano passado, o município já registrava 263 casos e um óbito até esta mesma época. Em 2025, até o momento, foram confirmados 95 casos, resultado das ações de prevenção executadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do serviço de Vigilância Ambiental.
O ano de 2024 registrou um aumento expressivo de casos em comparação a 2023, quando o município apresentou apenas 43 casos totais durante todo o ano. A médica veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde, Delvair Fátima Zortéa da Silva, ressalta a implementação de novas ações de monitoramento e controle do Aedes aegypti que contribuíram para a redução de casos.
A vigilância também realizou o borrifamento residual intradomiciliar em prédios públicos. Além disso, seguem as atividades de visita domiciliar de forma rotineira e também visitas em pontos estratégicos no período de 15 dias.
Com a proximidade dos meses mais quentes do ano, período em ocorre maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde reforça a necessidade de manter os cuidados preventivos. Para evitar a proliferação do mosquito algumas recomendações básicas devem ser adotadas, como limpar recipientes de água dos animais domésticos regularmente, recolher o lixo do pátio, tampar caixas da água, colocar telas milimétricas em reservatórios de captação de água, limpar calhas, entre outras ações.