No mês em que se celebra o Dia do Médico, no dia 18 de outubro, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), em entrevista ao Jornal da Caxias, comenta com a Serra Gaúcha e o Estado como um todo, em relação a diversos assuntos envolvendo a categoria médica.
Um desses apontamentos é o combate ao exercício ilegal da medicina, pois somente médicos podem praticar atos médicos e garantir o cuidado e a segurança ao paciente. O vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade, relata a batalha pela medicina ética e de qualidade no RS.
Ele informa um aumento exponencial dos casos de complicações por procedimentos médicos realizadas por não médicos, com as emergências hospitalares registrando cada vez mais casos. Um dos motivos, de acordo com ele, seria o advento das redes sociais, com propagandas enganosas e com a população fazendo procedimentos com profissionais não habilitados.
Outra bandeira do Conselho, ainda segundo Trindade, é o combate a abertura desenfreada de escolas de medicina, sem a qualidade necessária. O vice-presidente aponta que a forma que Ministério da Educação trata o processo de abertura de novas vagas não é adequada, segundo ele, com a documentação sendo sigilosa. Acrescenta que as instituições não estão apresentando hospitais-escola para treinamento dos estudantes ou que estão indicando instituições de saúde que já são usadas por outras faculdades.
O vice-presidente afirma que o cenário seria comprovado pelo aumento de processos por erros médicos, que nos últimos 10 anos aumentaram em mais de 400%, somado ao fato de crescimento pela procura por indenizações por parte da sociedade.
Questionado sobre as divergências que ocorreram na fiscalização dos profissionais, com exonerações na Prefeitura de Caxias do Sul, Trindade lamenta o episódio e afirma se tratar de “lacração” nas redes sociais na busca por likes. Além disso, relata que a mesma fiscalização não ocorre com outros setores da sociedade.
Por fim, ele espera que os fatos não se repitam e que a Câmara de Vereadores atue com isenção e puna esse tipo de ato.
Acompanhe, em áudio, a entrevista com o vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade ao Programa Jornal da Caxias desta segunda-feira (13).