O fim de semana será de tempo severo no Rio Grande do Sul. A chegada de uma frente fria deve provocar chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em várias regiões do Estado, conforme alerta da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.
As instabilidades começam a ganhar força a partir da tarde deste sábado, com previsão de temporais isolados nas regiões Norte, Serra, Vales, Região Metropolitana, Centro, Sul e Campanha.
Em alguns pontos, as rajadas de vento podem chegar a 90 quilômetros por hora, e há risco de queda de granizo e descargas elétricas.
Durante a noite de sábado e madrugada de domingo, a frente fria avança e intensifica o mau tempo, especialmente nas regiões Oeste, Missões, Noroeste e Norte. Nessas áreas, os ventos podem ultrapassar 100 quilômetros por hora. Os volumes de chuva previstos variam entre 20 e 70 milímetros por dia, podendo atingir 90 milímetros em pontos isolados.
Na segunda-feira, a formação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai deve manter o vento forte, com rajadas de 50 a 80 quilômetros por hora, e provocar novas pancadas de chuva em boa parte do Estado.
A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, enxurradas e elevação do nível de rios e arroios, principalmente nas regiões já afetadas por chuvas nas últimas semanas. A recomendação é que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e evite áreas de risco durante as tempestades.