Com uma viagem simbólica de volta ao ano de 1875, Caxias do Sul inaugurou nesta sexta-feira (10) um dos projetos mais ambiciosos da história turística da Serra Gaúcha: a Villa dei Troni. O primeiro parque temático da cidade – e o maior dedicado à cultura italiana no Brasil – está localizado em Ana Rech e foi idealizado pelo empresário Edson Tomiello, conhecido como Trovão.
O complexo turístico e cultural celebra e preserva o legado deixado pelos imigrantes italianos que colonizaram a região há 150 anos. Instalada em uma área de 25 hectares da última colônia original preservada de 1875, a Villa dei Troni (Vila do Trovão, em tradução literal) reproduz uma autêntica vila italiana do século XIX. Ao todo, são 40 edificações entre casas originais e réplicas fiéis em tamanho real, integradas por jardins, trilhas e espaços culturais que recriam a vida cotidiana dos colonos italianos.
Logo na entrada, o visitante embarca em um antigo ônibus da linha Ana Rech – Caxias e inicia uma imersão pela história da imigração. A vila conta com uma estação férrea, coreto, capela, oficinas de antigos ofícios, hospedaria, salão comunitário e até uma escola. Tomiello ressalta o empenho e determinação para concretizar o projeto e destaca o legado que pretende deixar para as futuras gerações.
O complexo possui réplicas fiéis e também casas originais restauradas. A ideia de Tomiello é mostrar aos visitantes como era viver na Serra Gaúcha há 150 anos. O projeto, que levou quatro anos e meio para ser finalizado, envolveu mais de 300 trabalhadores e 50 engenheiros e arquitetos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Leite, deputados federais e estaduais, autoridades locais, membros da comunidade e descendentes de famílias imigrantes. Na ocasião, o governador salientou a relevância da iniciativa para promover o turismo na região da Serra, bem como sua importância para a manutenção da memória da imigração italiana.
Questionado sobre as obras de infraestrutura viária na Serra, Leite ressaltou que o Estado está trabalhando para viabilizar os acessos ao futuro Aeroporto de Vila Oliva, que impulsionará o turismo na Serra Gaúcha e região das Hortênsias. O governo estadual já encaminhou a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e do anteprojeto das estradas que ligarão a região ao aeroporto, localizado próximo ao parque.
Memória afetiva e envolvimento comunitário
O parque é um verdadeiro museu a céu aberto, com milhares de objetos históricos doados por famílias da região. A Villa também oferece experiências gastronômicas que remetem as mesas italianas. São três espaços dedicados à culinária, além de uma bodega, com diversas bebidas.
Segundo Tomiello, esta é apenas a primeira fase do projeto. Os próximos passos incluem a criação de uma ferrovia interna de dois quilômetros e a construção de cabanas suspensas sobre os parreirais, oferecendo uma vivência imersiva na vida colonial. A Villa dei Troni abre oficialmente suas portas para a comunidade no domingo, dia 12 de outubro.




Serviço:
Localização: Ana Rech, Caxias do Sul – RS
Horários: Aberta de sexta a domingo (a partir do dia 12), das 10h às 18h, incluindo feriados e datas especiais
Ingressos: R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia para crianças de 6 a 12 anos e idosos 60+). Crianças até 5 anos não pagam.