Os trabalhos para restauro da locomotiva que está instalada no Largo da Estação Férrea em Caxias do Sul estão estimados em R$ 450 mil. O secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antônio Feldmann informa que a pasta tem vários orçamentos e o menor ficou nesse valor.
Ele reforça a busca por parceiros privados para a realização dos trabalhos, assim como foi com a doação da locomotiva e o transporte até Caxias do Sul. Feldmann comenta que a orientação do poder público é a contenção de gastos para garantir recursos para áreas essenciais como saúde e educação.
O secretário-adjunto explica que o trabalho de restauro é diferente de uma reforma e irá seguir os padrões das exigências de patrimônio histórico nacional.
Feldmann estima para este mês o retorno das tratativas para consolidação das parcerias. Os reparos devem começar e terminar ao longo do próximo ano.
A locomotiva, fabricada em 1921, integra o projeto da prefeitura de revitalização e valorização do patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul.