O empresário Ubiratã Rezler foi confirmado como candidato à presidência do Conselho Executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) para o biênio 2026-2027. O registro da chapa, apresentado nesta segunda-feira (6), mantém a tradição da entidade de formar uma composição de consenso, com candidatura única.
Rezler — diretor da Rezler Indústria de Chavetas e Usinados Ltda e da RZB Moldes e Usinagem — terá como vice-presidentes Oliver Chies Viezzer (Indústria), Marcos André Victorazzi (Comércio) e André Renato Zuco (Serviços). A eleição formal, marcada para o dia 23 de outubro, será realizada durante assembleia do Colégio Eleitoral, que reúne 70 representantes dos conselhos e sindicatos filiados à CIC.
O estatuto da entidade prevê gestão de dois anos, com possibilidade de uma reeleição. A posse festiva dos novos dirigentes será no dia 8 de dezembro. Rezler ressalta que trabalhará para a sociedade caxiense como forma de retribuir todo o apoio recebido e destaca o caráter coletivo na construção do futuro plano de gestão.
O novo presidente tomará posse oficial em 1º de janeiro de 2026, sucedendo o empresário Celestino Loro, que encerra uma gestão de quatro anos marcada pela defesa da competitividade regional e pela ampliação do diálogo entre os setores produtivos. O empresário também reconheceu o desafio de suceder uma das gestões mais ativas da história recente da entidade.
Rezler, que também preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) e é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), afirma que inovação, qualificação de lideranças e fortalecimento do ambiente de negócios estarão no centro da próxima gestão.
Ubiratã tem 50 anos, é diretor da Rezler Indústria de Chavetas e Usinados Ltda, fundada em 1972, e da RZB Moldes e Usinagem Ltda, fundada em 2023. É formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização e mestrado na mesma instituição. Possui pós-graduação em Gestão Comercial pela Unisinos e pós-graduação Executive Program pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Preside o Simecs desde 2023.