A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realizada nesta segunda-feira (06), teve como foco principal a integração entre a inovação tecnológica e sustentabilidade na industria nacional. O momento antecede a realização da 34ª Mercopar, que ocorre de 14 a 17 de outubro no Centro de Eventos da Festa da Uva no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. O encontro na casa do empresariado caxiense contou com as palestras do CEO da Aerom Sistemas de Transporte S.A. e diretor do Grupo Coester, Marcus Coester e ainda, o diretor industrial da Taurus Armas, Jayme Peixoto, ambos com forte atuação nos temas de inovação, gestão e desenvolvimento industrial.
De acordo com a CIC Caxias, a proposta da iniciativa foi explorar como práticas sustentáveis aliadas à inovação podem aumentar a produtividade das empresas e impulsionar sua competitividade global, sem perder de vista o compromisso com a responsabilidade socioambiental. Durante sua apresentação, Marcus Coester, que também ocupa cargos de liderança em entidades como Fiergs/Ciergs, afirmou que a estratégia da empresa é que vai dar o rumo de onde ela vai buscar seus diferentes aspectos competitivos, sejam eles, ligados a sustentabilidade, a competitividade, a inovação e a qualificação das pessoas.

Questionado se os governos acabam freiando ou atrapalhando a vida do empresário que busca competitividade, o também doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas, Jayme Peixoto, respondeu:

Durante o encontro, os palestrantes também abordaram alguns conceitos como automação, digitalização, economia circular e ESG, com ênfase na busca por um equilíbrio entre crescimento econômico e consciência ambiental. Por fim, Marcus e Jayme ainda responderam a alguns questionamentos dos presente na RA CIC Caxias.