A Campanha de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas no município de Caxias do Sul inicia na próxima segunda-feira (06). A entrega dos vasilhames acontecerá nos dias 06, 07, 08 e 09, na empresa Vaccaro Distribuidora Insumos e Nutrição Ltda, localizada na Rota do Sol, Rodovia RSC-453, 21875 – Ana Rech, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Já no dia 13, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h e no dia 14, das 8h30 às 12h, em Forqueta, no Clube Forquetense,
A coordenação da campanha de retorno de embalagens de defensivos agrícolas de 2025 informa que não serão recebidas embalagens de adubos foliares, lubrificantes, bebidas, materiais de limpeza, entre outras, apenas embalagens de defensivos agrícolas. Para realizar a devolução das embalagens é necessário que o clientes esteja previamente cadastrado por meio do link, que será encaminhado via Whatsapp.
As embalagens devem ser devolvidas secas, sem a tampa e furadas. O agricultor deve levar o talão do produtor para o preenchimento de comprovante de devolução de embalagem, as embalagens de produtos indicados para uso de pulverizador devem ser tríplice, lavadas no momento do preparo da calda (lavadas três vezes, com a água de cada lavagem colocada de volta no pulverizador).

A orientação ainda é para que as tampas sejam colocadas em um saco separado e as embalagens flexíveis (saquinhos), não podem ser lavadas. Devem ser colocadas em um saco destinado só para embalagens flexíveis contaminadas e não podem ser misturadas as tampas ou embalagens lavadas. Não utilizar arame para amarrar embalagens e sacos. Já as caixas de papelão precisam ser desmontadas (abertas e empilhadas) e levar a relação de quantidade de embalagens por tamanho, (quantas de 1L, quantas de 5L, quantas de 20L, quantos sacos contaminados e quantas caixas de papelão).
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) é parceira da atividade, auxiliando a divulgar as informações para os produtores rurais e subprefeituras. O titular da pasta, Rudimar Menegotto, afirma que este é um trabalho muito importante, que tem o apoio do município e a organização das empresas, para que os agricultores façam a sua parte e devolvam as embalagens vazias de defensivos agrícolas. Ele lembra que é uma obrigação das empresas organizarem essas campanhas, mas também dos agricultores devolverem as embalagens vazias que foram utilizadas.