O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, cumpriu agenda oficial em Caxias do Sul nesta segunda-feira (22), onde participou da inauguração da nova maternidade do Hospital Virvi Ramos. Antes da solenidade, Leite foi recebido pelo prefeito Adiló Didomenico e pelo vice-prefeito Edson Néspolo, que apresentaram ao governador algumas demandas voltadas à melhoria da infraestrutura viária e ao reforço dos investimentos estaduais na área da saúde.
Durante a reunião, o secretário municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, apresentou um panorama das principais demandas relacionadas à malha rodoviária estadual que atravessa o município. Entre os pedidos, estão melhorias em trechos da RS-122, especialmente entre o Viaduto Torto e a entrada da cidade, além da proposta de o Município assumir a execução de parte das obras mediante convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).
Outros pontos críticos destacados incluem acessos ao Aeroporto Hugo Cantergiani, intervenções na RST-453 — entre o viaduto de saída para Flores da Cunha e a BR-116 — com a criação de novas alças viárias, remoção de estruturas existentes e reconfiguração de rotatórias. Também foi solicitada atenção ao trecho da Rota do Sol que liga a BR-116 até o distrito do Apanhador, abrangendo acessos a bairros como Jardim das Hortênsias, São Brás, Fazenda Souza e Vila Seca.
A duplicação da RS-112, no segmento concedido à CSG, entre o Viaduto Torto e o viaduto de acesso a Flores da Cunha, também integra as propostas apresentadas. Toda a documentação referente às solicitações foi entregue ao governador Eduardo Leite e ao diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, que acompanhava a agenda. Adiló ressalta os temas abordados na reunião e enfatiza o aceno positivo por parte do executivo estadual, que prometeu dar prioridade as solicitações feitas na reunião.
Na área da saúde pública, o prefeito Adiló Didomenico e o secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, reforçaram ao governador e à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a necessidade de ampliação dos investimentos estaduais na área.
O município, que atua como referência regional para atendimento hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade, enfrenta desafios recorrentes no custeio e na oferta de serviços via Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os principais pontos tratados, estão à demanda reprimida por cirurgias eletivas e a necessidade de maior financiamento estadual para manter e ampliar a rede de atendimento, especialmente nas áreas de urgência e emergência.
A visita do governador foi encerrada com a inauguração oficial da nova unidade materno infantil do Hospital Virvi Ramos, que passa a ser referência em atendimento SUS para os 49 municípios da macrorregião da Serra Gaúcha.