O secretário municipal da Saúde de Caxias do Sul, Geraldo da Rocha Freitas Junior, afirmou em entrevista ao Jornal da Caxias desta segunda-feira (22) que irá comparecer na Câmara de Vereadores em caso de convocação. Na última semana, a vereadora Daiane Mello (PL) protocolou requerimento pedindo a convocação do titular da pasta para prestar esclarecimentos sobre os problemas no setor. O documento precisar ser aprovado em plenário.
O titular da pasta garantiu diálogo aberto com os vereadores e disse se tratar de uma prerrogativa do Legislativo realizar fiscalizações. Contudo, criticou o uso de redes sociais para relacionamento e apontou que existem canais oficiais junto à pasta. Ele sugeriu a pacificação das relações e o diálogo aberto na construção de soluções, buscando trazer bem-estar para a população.
O secretário também comentou sobre a complexidade da área da saúde. Apontou sobre a limitação de recursos e a demanda que, de acordo com ele, só cresce, com o compromisso de atender Caxias e região.
Nesse sentido, Freitas Junior informou a busca de recursos extraordinários e articulações junto aos governos federal e estadual para melhorar a saúde pública da cidade.
O secretário reconheceu a dificuldade de atrair médicos para o sistema público diante da grande oferta particular junto às grandes operadoras de saúde. Citou como medidas a abertura de novo concurso e a contratação emergencial para suprir a deficiência em áreas como neurologia, psiquiatria, endocrinologia e reumatologia.
Apesar dos problemas e críticas, o titular da pasta aproveitou para ressaltar as reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Esplanada e Mariani. Além disso, lembrou da implantação do serviço de Telessaúde e a busca por suprir atendimentos médicos especializados.
Acompanhe, em áudio, a entrevista na íntegra do Secretário Municipal da Saúde ao Programa Jornal da Caxias desta segunda-feira (22).