Atenção professores de Caxias do Sul, a Câmara Municipal de Caxias do Sul realiza a segunda edição do Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora, iniciativa que valoriza profissionais da educação das redes pública e privada de ensino, além de educadores não formais. As inscrições para concorrer à premiação de 2025 estão abertas até o dia 23 de setembro e devem ser feitas por meio de formulário online. Os projetos também devem estar de acordo com as diretrizes definidas no regulamento da 2ª edição.
Segundo o relações públicas da Câmara Municipal, Denerlei Antoniolli, o objetivo da premiação é destacar experiências que contribuam de forma significativa para a educação em Caxias do Sul. A premiação foi criada a partir do Decreto Legislativo nº 443/A, de 24 de junho de 2022, oriundo de projeto apresentado pelo vereador Lucas Caregnato (PT), aprovado por unanimidade e a iniciativa busca reconhecer profissionais da educação que desenvolvem projetos nas redes públicas e privadas de ensino, além de educadores não formais. A primeira edição ocorreu em outubro de 2023 e, desde então, a premiação se tornou bienal.
Denerlei Antoniolli acrescenta que a cerimônia de entrega da premiação será realizada em sessão solene no mês de outubro, em data e horário a serem divulgados, no Plenário Nadyr Rossetti da Câmara Municipal. A ação integra as comemorações do Dia do Professor.
Serão premiados até três projetos nas seguintes categorias:
- Ensino público municipal
- Ensino público estadual
- Ensino público federal
- Ensino privado
- Ensino não formal
A comissão de organização e julgamento será composta por representantes de entidades ligadas ao setor educacional, incluindo:
- Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (SINDISERV)
- Sindicato dos Professores das Instituições Particulares de Ensino (SINPRO)
- Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra Gaúcha (SINTEP/SERRA-RS)
- Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul
- Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS)
- Dois representantes da Câmara Municipal, preferencialmente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI)
Em caso de dúvidas sobre o processo de inscrição, os interessados podem entrar em contato com o setor de Relações Públicas da Câmara pelo telefone (54) 3066-3872.
Sobre Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro foi um educador, sociólogo, indigenista e antropólogo brasileiro de grande relevância na história da educação do país. Atuou como diretor de Estudos Sociais no Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC) e foi um dos criadores da Universidade de Brasília (UnB).
Durante sua trajetória política, atuou como ministro da Educação, ministro-chefe da Casa Civil e vice-governador do Rio de Janeiro, cargo no qual idealizou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) — conhecidos como escolas de tempo integral.
Darcy também foi um dos autores da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9394/1996), considerada um marco regulatório da educação brasileira. Seu legado é reconhecido pela defesa intransigente de uma educação pública de qualidade e democrática.