A iniciativa segue até o dia 26 de outubro em busca de mobilizar cada vez mais a comunidade em casos de proteção do meio-ambiente. A sustentabilidade é o foco dos próximos 10 dias dos debates do Movimento Lixo Zero em Caxias do Sul. A abertura oficial do evento será realizada nesta sexta (17) no Ponto Coletivo Arte, às 19h30. A exposição artística “O que você deixa para o futuro?” incentiva um olhar poético e crítico.
No sábado (18) uma novidade desta edição da Semana Lixo Zero será lançada, o Mutirão de Pintura nas associações de reciclagem. Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) a proposta é revitalizar o espaço de trabalho de tantos recicladores, valorizando e reconhecendo a atuação desses profissionais. Todo o trabalho será feito por voluntários que vão pintar fachadas e muros.
A bióloga e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, em Caxias, Victoria Mello, cita que ao todo são mais de 30 ações, todas gratuitas e abertas ao público. Ela detalha o grande evento da programação, o Drive Thru de recebimento de 15 resíduos listados, e momentos de aprendizado.
A arrecadação do MegaDrive na Universidade de Caxias do Sul (UCS) terá início às 9h do dia 25 de outubro. A Semana do Lixo Zero é um evento nacional, promovido pelo Coletivo Caxias Lixo Zero, que representa o Instituto Lixo Zero Brasil.
Em 2024, mais de 91 mil pessoas foram impactadas por 45 ações e campanhas, com a participação direta de 21 mil cidadãos e a destinação correta de 4,7 toneladas de resíduos especiais.