É celebrado nesta segunda-feira, dia 21 de abril, o Dia de Tiradentes. O feriado é uma homenagem histórica a Joaquim José da Silva Xavier. O mineiro foi um dos personagens importantes da Inconfidência Mineira. A professora e pesquisadora do Mestrado e Doutorado em História da Universidade de Caxias do Sul, Eliana Gasparini Xerri, explicou a relevância e o contexto de Tiradentes na história nacional.
A trajetória se passa em um período em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. A partir disso, forma-se um grupo de inconfidentes, composto por jovens que estudaram na Europa que voltaram ao Brasil com o discurso de liberdade política e econômica. Tiradentes, que não pertencia a essa classe, se interessou pela pauta e passou a integrar o grupo. O período é chamado de Inconfidência Mineira, afinal, as ideias partem do estado de Minas Gerais.
Eliana Xerri explica que a data ficou marcada pela figura de Tiradentes porque, na época, a maior pena pela conspiração contra a Coroa Portuguesa foi aplicada a ele. Essa sentença está diretamente relacionada às leis que vigoravam naquele momento.
A professora destaca que Tiradentes não era um dentista, pois a profissão ainda não existia na época. Ele era considerado um prático que arrancava dentes, sendo conhecido como o “Joaquim que tira dentes” — daí a nomeação Tiradentes.
Diante do porte físico e do trabalho desenvolvido por Joaquim, sua morte por enforcamento foi utilizada como exemplo para quem fosse contra a Coroa. Outros inconfidentes — brancos e filhos dos chamados “homens bons”, como os mais ricos eram considerados na época — também receberam punições, mas nenhuma foi tão severa quanto a de Tiradentes.
Para que Tiradentes fosse considerado um herói nacional, passou, durante um período, a ser visto como uma pessoa ruim e um exemplo a não ser seguido. Entretanto, com o crescimento dos movimentos de liberdade na virada para o século XIX, a imagem de Tiradentes retorna como a de alguém exemplar e uma vítima do período colonial.
Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, há 233 anos.