O Dia Mundial do Jornalismo (World News Day) , celebrado anualmente em 28 de setembro, é mais do que uma data simbólica para os profissionais da área. Para o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professor Marcell Bocchese, a data também serve como um importante momento de reflexão sobre a formação acadêmica e o papel do jornalismo na sociedade contemporânea.
Segundo Bocchese, a comemoração ajuda a valorizar uma profissão secular e essencial à democracia. “Essas manifestações acabam também abraçando as atividades da formação acadêmica e a prática dos alunos em sala de aula, dos que serão os futuros jornalistas. É fundamental pensar o jornalismo no âmbito global”, afirma.
Para ele, a credibilidade do jornalismo está diretamente ligada à qualidade da formação universitária. “Só se conquista credibilidade com formação de peso, com discussões relevantes nas disciplinas e com práticas responsáveis. A base ética, aliada ao conhecimento técnico, é essencial para um jornalismo sério e confiável”, defende.
O coordenador também ressaltou a importância da integração entre a universidade e o mercado de trabalho. De acordo com o coordenadora, na UCS essa conexão é estimulada desde os primeiros semestres do curso. “Temos uma preocupação constante em proporcionar o contato dos alunos com o mercado, seja por meio de visitas a redações, participação em palestras ou eventos científicos. O mercado contribui para a formação e, em contrapartida, a academia devolve profissionais qualificados que transformam esse próprio mercado”, explica.
Aos estudantes de jornalismo, Bochese deixa uma mensagem de incentivo: “Continuem buscando seu sonho com ética e princípios sólidos. O jornalismo tem o poder de alterar a vida das pessoas e a dinâmica da sociedade de forma séria, respeitosa e digna.”
Por fim, o coordenador alerta para os cuidados na era da inteligência artificial e dos algoritmos. Para ele, é essencial confrontar informações com fontes confiáveis. “É preciso comparar os conteúdos gerados por IA com veículos tradicionais e reconhecidos para garantir a veracidade e seriedade da informação. O público deve buscar sempre fontes respeitadas, mas também valorizar iniciativas jornalísticas sérias e criativas que atuam fora dos grandes conglomerados.”
O curso de Jornalismo está inserido na área do conhecimento de Ciências Sociais, segue comprometido com a formação crítica, ética e profissional de seus alunos, contribuindo para um jornalismo mais qualificado e conectado com os desafios da atualidade.