Com o objetivo de proporcionar acesso a itens de maternidade para algumas mães e recém-nascidos, a Sala de Costura deu início à confecção de kits com roupinhas e proteções para os pequenos. Todo o material será posteriormente doado a hospitais de Caxias do Sul.
O projeto está ativo há oito anos, sempre com auxílio voluntário. Até então, a iniciativa acontecia no Banco do Vestuário, mas, há cerca de dois meses, foi transferida para o Centro de Capacitação e Comércio (CCC), localizado na área central da cidade. A diretora de planejamento da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Daniela Maino, destaca o engajamento das costureiras nas diferentes iniciativas atendidas. Ela também ressalta as questões de sustentabilidade consideradas no projeto.
Prioritariamente, o serviço da Sala atende projetos municipais, para depois contemplar outras entidades e empresas. Nos últimos dois meses, 33 voluntárias já produziram peças destinadas a ações públicas, como camisetas, estojos, nécessaires e outras demandas. Todas as peças são confeccionadas a partir de materiais descartados por empresas do setor têxtil.
A previsão é que, no mês de abril, seja realizada uma trilha de capacitações no Centro de Capacitação, abrangendo as áreas de gestão, vendas, marketing e uma rodada de negócios. Nesse momento, estarão incluídos os vendedores ambulantes que ficarão instalados no térreo e as voluntárias do CCC.