O secretário adjunto de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antônio Feldmann, reitera a busca para que além do restauro, a locomotiva à vapor possa voltar a funcionar. Ele explica que em um segundo momento a intenção é fazer a adaptação para movimentação dentro do Largo da Estação, local onde foi instalada.
Feldmann revela que a Prefeitura já recebeu o interesse de parcerias para o trabalho por parte de empresas e inclusive de entidade nacional. Conta que a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária fez contato e pediu todas as informações sobre o acordo entre as partes.
O secretário adjunto comenta que a possibilidade de movimentação com apito e fumaça seria ainda mais atrativo para o turismo e para a memória ferroviária de Caxias, do Estado e do país.
As obras de revitalização do Largo da Estação devem ser inauguradas em novembro. A locomotiva, de 1921, integra o projeto da Prefeitura de revitalização e valorização do patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul
O equipamento estava estacionado na Ulbra, em Canoas, e foi doada ao Município pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).