A noite desta quarta-feira (12) foi marcada por anúncios importantes durante a Assembleia Geral da Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias). Durante pronunciamento, o vice-prefeito Edson Néspolo detalhou as principais novidades sobre temas relevantes para a cidade, como os editais da Maesa e dos serviços funerários, o projeto de revitalização da Avenida Júlio de Castilhos, a assinatura da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação Infantil e a negociação para a construção de uma rotatória na BR-116. Também foram mencionadas a previsão de uma nova avenida com acesso direto ao Aeroporto Hugo Cantergiani, a construção de um túnel no acesso ao bairro Desvio Rizzo, a revitalização do Monumento ao Imigrante e a duplicação da Rota do Sol, entre o Viaduto Torto e Flores da Cunha.
Em relação à Maesa, Néspolo revelou que, após a reformulação do projeto e o envio ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), houve aprovação, e o edital deve ser lançado até o final de dezembro. Sobre o edital dos serviços funerários, também já aprovado pelo TCE, há expectativa de publicação ainda neste ano.
Outra novidade anunciada, que deverá ser debatida em 2026, é o projeto de revitalização da Avenida Júlio de Castilhos. A previsão é de que um concurso público seja lançado para a escolha dos projetos, contemplando toda a extensão da avenida. Segundo Néspolo, a atual decoração natalina, que conta nesta quarta-feira com o início da montagem da roda-gigante, é apenas simbólica, e o projeto futuro será mais amplo, incluindo, por exemplo, galerias subterrâneas. Ele destacou que a discussão envolverá a comunidade.
No dia 28 de novembro, no salão paroquial do bairro Nossa Senhora da Saúde, está marcada a assinatura da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação Infantil de Caxias do Sul. O acordo prevê a construção, gestão, operação, conservação e manutenção de 31 escolas de educação infantil no município.
Após ocorrer a entrega da gestão do Aeroporto Hugo Cantergiani a uma empresa concessionária, dois projetos que estão em fase avançada devem ser concretizados, segundo Néspolo, a construção de uma grande rotatória na BR-116 e uma nova avenida de acesso direto ao aeroporto. Também está em estudo a construção de um túnel na RS-122, na entrada do bairro Desvio Rizzo.
Outro destaque da noite foi o anúncio da revitalização do Monumento ao Imigrante, com início previsto para 10 de dezembro. O espaço ficará fechado para visitação por cerca de dois anos. Aproximadamente 80% dos recursos foram captados por meio da Lei Rouanet.
Ainda conforme o vice-prefeito, após articulações do Executivo com o presidente da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), foi confirmada a duplicação da Rota do Sol, no trecho entre o Viaduto Torto e Flores da Cunha, com cerca de 12 quilômetros de extensão e a construção de dois grandes viadutos. A assinatura do projeto deve ocorrer ainda em novembro.
Além dos anúncios do Executivo, a Assembleia Geral da MobiCaxias também apresentou o novo vídeo institucional da cidade, com indicadores que devem nortear futuras ações de desenvolvimento e melhorias.
