O vice-governador Gabriel Souza afirmou que o Rio Grande do Sul vive um novo momento de crescimento sustentado pela inovação e pela ciência. Segundo ele, o Estado lidera o ranking nacional em inovação e investe fortemente na atração de empresas e no fortalecimento de ecossistemas tecnológicos, em parceria com universidades e parques de pesquisa. A afirmação ocorreu durante a cerimônia de abertura da Mercopar 2025, em Caxias do Sul.
Souza destacou que o Estado conta com mais de 20 parques tecnológicos — dois deles entre os melhores do país — e com instituições de ensino superior de excelência. Só neste ano, o governo estadual destinou R$ 360 milhões em investimentos em inovação, um volume, que segundo Souza, é cinco vezes superior à média histórica. Os recursos são aplicados em editais da Fapergs e em programas como o InovaRS, que incentivam a pesquisa aplicada e a criação de soluções tecnológicas com impacto econômico e social.
A Mercopar, considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, é um exemplo do potencial econômico do Estado. Em 2024, o evento movimentou quase R$ 1 bilhão em negócios, e a expectativa é superar essa marca em 2025.
Na ocasião, Gabriel Souza também mencionou a importância de obras estruturantes, como o Porto de Arroio do Sal, que está atualmente em fase de licenciamento ambiental e promete impulsionar o desenvolvimento econômico do Litoral Norte e Serra Gaúcha.
O empreendimento, de uso privativo, terá um calado de 22 metros — mais profundo do que o do Porto do Rio Grande — o que permitirá a operação de navios de maior porte. A obra é coordenada pela DTA Engenharia Portuária & Ambiental, empresa responsável pelo projeto técnico, e tem previsão de início para 2026.
O porto, que será construído às margens da Avenida Interpraias Norte, neste momento, aguarda a liberação da Licença Ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), bem como da Licença Prévia (LP) e da Licença de Instalação (LI).