O Juventude segue em busca de escapar da zona de rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. No último domingo(26), o Alviverde acabou sendo derrotado pelo Grêmio, na Arena. Com isso, perdeu uma posição na tabela, saindo da 18ª colocação para a 19ª, com 26 pontos. Em entrevista para a Rádio Caxias, o Vice de Futebol, Almir Adami, comentou sobre o momento da equipe na competição.
“Se analisar o percentual de pontos que o Juventude já fez no campeonato, talvez tu possa dizer que é algo muito longe de se atingir a pontuação que precisa para a permanência. Mas a gente já viu em anos anteriores, independente se é dos clubes gigantes ou não, campanhas em final de campeonato com uma recuperação gigantesca”, discorreu Almir Adami.
Em busca deixar o Z-4, o Juventude tem pela frente mais oito adversários; Palmeiras, Sport, Vasco, Cruzeiro, São Paulo, Bahia, Santos e Corinthians. São quatro confrontos em casa e outros quatro fora. Neste momento, o primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Santos, com 32 pontos. Já no Z-4, dois times estão na frente do Verdão na tabela, o Fortaleza na 18ª colocação, com 27 pontos , e o Vitória na 17ª, com 31 pontos.
Adami lamentou os pontos perdidos pela equipe dentro do estádio Alfredo Jaconi, no empate com o Inter em 1 a 1, no dia 27 de setembro, pois o colorado contava com desfalques importantes. Outro duelo lembrado foi diante do Fortaleza, 27ª rodada, onde o Juventude abriu o placar cedo, com Rafael Bilu, depois teve um pênalti para cobrar aos 20 minutos do primeiro tempo, porém foi desperdiçado pelo centroavante Gilberto e em seguida sofreu a virada no segundo tempo para o time Cearense.
“Se eu bater naquela tecla de dois jogos que tivemos em casa, seria agora recente até não vou nem buscar o que aconteceu no início do campeonato ou durante que tivemos situações para fazer uma pontuação maior. Só dois jogos que seriam contra Fortaleza e Inter, teríamos um ponto a menos que o Santos. Então isso nos indica que precisamos acreditar sim e passar isso para os atletas porque são eles que estão dentro do campo, mas procuramos dar o apoio fora de campo para continuarmos na mesma pegada”, destacou Adami.
Nos últimos cinco anos na Série A, o Ceará caiu, em 2022, com 37 pontos. Já em 2020, o Vasco teve o descenso com 41 pontos, em 2021 e 2023, Grêmio e Santos rebaixaram com 43. No último ano, o Athletico Paranaense caiu com 42. O Vice de Futebol do Alviverde avaliou as chances do time permanecer na 1ª divisão:
“Eu sei que temos jogos difíceis, às vezes complicados, final de semana, um clássico regional se sabe sempre das dificuldades que o Juventude tem jogando em Porto Alegre contra a dupla Granal. Mas nós temos jogos a fazer, não tem confronto fácil, assim como os outros clubes também não têm, e o Juventude precisa fazer uma pontuação, um percentual maior que esses outros clubes. A gente não pode esquecer que tem aquele número mágico de 45 pontos, mas em anos anteriores já teve um clube que se salvou com 38 pontos. Então não podemos descartar nada no momento, e nós temos que fazer esses jogos, mostrar para o torcedor que dá para acreditar”.
Confira a entrevista completa em áudio:
