O vice de futebol das categorias de base do Juventude, Jones Biglia, concedeu entrevista à Radio Caxias e fez uma avaliação sobre a temporada de 2024, sobre a preparação para a Copa São Paulo de Futebol e sobre uma possível parceria do Juventude com o Osasuna da Espanha.
Biglia avaliou o ano de 2024 das categorias de base alviverde e citou alguns feitos do clube para melhorar a estrutura e dia a dia dos jovens atletas. “Um ano de reestruturação, acho que a palavra que nos guiou na categoria de base esse ano foi reestruturação. O Juventude precisava fazer alguns movimentos, e eu cito alguns para vocês entenderem. Questão de voltar a ter alojamento dentro do Jaconi enquanto a estrutura do CT não fica pronta, então era uma situação que nos dificultava muito na captação. Conseguimos, mesmo com um orçamento bem apertado, a gente sabe das dificuldades que são para fazer investimentos no futebol, conseguimos colocar o alojamento de pé. O alojamento está pronto e já vamos iniciar o ano que vem, a partir de fevereiro, quando retorna Copinha e Copa Santiago, com o nosso alojamento para uma capacidade de 30 atletas poderem ficar alojados no clube e melhorar o nosso controle de alimentação, enfim, tudo aquilo que envolve estar com um atleta mais próximo.“
A Copa São Paulo de Futebol Junior se inicia já no dia 02 de janeiro e vai até o dia 25 do mesmo mês. O Juventude está em ritmo acelerado de preparação para a Copinha, que é o principal torneio de categorias de base do Brasil. A equipe Jaconera viaja para São Paulo no dia 1º de janeiro, e ficará na sede de Tietê. A estreia alviverde na competição será no dia 3 de janeiro, contra o Comercial de Tietê. Baglia deu mais detalhes sobre a preparação dos alviverdes para a competição: “Fechamos o grupo para participar da Copa São Paulo, tivemos agora quatro amistosos seguidos, dois com equipe profissionais, o Avenida que está se preparando para o Campeonato Gaúcho e o sindicato dos atletas profissionais, que são atletas que estão em atividade e sem contato no momento, vencemos as duas partidas e bem. Né, e dois amistosos também contra a equipe sub-20 do Jardim e da APAFUT, onde nós somos também dominantes. Então, ritmo forte de treinamento, eu conversei com o grupo até antes de desses amistosos se iniciarem, dizendo que a sub-20 é uma categoria onde o resultado começa a ser cobrado sim, né, porque os atletas têm que estar pratos para serem cobrados para resultado.
“Alguns atletas não vão para Copinha, cito, por exemplo, o Abner, o Davi Góes, que são atletas que já vão integrar o grupo profissional, o que a gente fica muito feliz, porque o objetivo da base no Juventude é que a gente tenha um retorno técnico dentro da equipe, da equipe de cima, da equipe profissional, e evidentemente tendo esse retorno técnico na equipe de cima vamos ter o retorno financeiro, que é tão importante para o Juventude fechar suas contas e poder fazer frente aos gigantes que ele enfrenta todo ano,” complementou o vice de futebol das categorias de base do Juventude.
O Juventude pode fechar uma parceria com o time espanhol, Osasuna, envolvendo as categorias de base de ambos os times. Jones comentou sobre essa especulação que corre aos arredores do Alfredo Jaconi. “De fato, sim, nós estamos em conversas bem adiantadas com o Osasuna. Podemos dizer que está praticamente selada essa parceria. Dentro de janeiro deve acontecer e é uma parceria pioneira aqui no Juventude. Alguns clubes do Brasil têm feito esses movimentos e nós entendemos que é um movimento adequado. Ele foi feito uma aproximação através da Helen Telles, que é a agente FIFA e que tem uma empresa que é a assessora. Ela nos aproximou e nós percebemos que tem muita sinergia entre Juventude e o Osasuna. O Osasuna é um clube formador, é um clube que já está na La Liga, na principal divisão espanhola, salvo engana, que é sete ou oito temporadas seguidas. É um clube que também teve problemas num passado mais distante, de ficar em categorias inferiores e voltou, e voltou muito apoiado na categoria de base, assim como foi o caso do Juventude. Então eles hoje são um clube. Que conseguem ter dentro da equipe profissional praticamente 50, 60% do elenco formado por atletas da casa, jogando uma competição como a La Liga, que é uma competição muito importante, muito forte, eles estão ali sempre meio de tabela, de vez em quando fazem um crimezinho em outro, esses dias ganharam do Barcelona, se não me engano, jogando em casa.”
“Então, o ano passado eu lembro que eu comecei a acompanhar, quando começaram as conversas, ganharam do Atlético de Madrid lá em Madrid, então é uma equipe que vem se consolidando, muito organizada do ponto de vista financeiro e eles têm um método de formação de atletas bem interessante, um método moderno, um método que potencializa os atletas e o objetivo dessa parceria é que a gente possa trocar experiências, mas principalmente buscar o know-how do Osasuna para se agregar aquilo que o Juventude faz e faz bem, o Juventude é um clube formador reconhecido. E esse também foi o motivo de os seus fundos se interessarem.” finalizou o vice de futebol.