A Frente Parlamentar do Automobilismo e Esporte a Motor da Câmara Municipal de Caxias do Sul esteve no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS). A pauta na capital gaúcha discorreu sobre melhorias em trechos específicos da Rota do Sol. Inicialmente, os parlamentares indicaram sete pontos de acesso a diferentes localidades do município para entrarem no pacote de recursos para as melhorias do Governo do Estado.
Foi anunciado um montante de R$ 393 milhões para ações na Rota do Sol por parte do Estado, dentro do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para recuperação após as enchentes. Foram indicados ao Daer, em Porto Alegre, para receber melhorias os acessos aos bairros Serrano e Jardim das Hortênsias, localidades de Santo Homo Bom e São Braz, aos distritos de Vila Seca e Criúva e o entroncamento com a Rua Atílio Andreazza, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
Entretanto, foram elencados três pontos principais pela comitiva em conjunto com os representantes do Departamento. O presidente da Frente Parlamentar de Automobilismo, Pedro Rodrigues (PL) explica que foi acordado que alguns levantamentos serão feitos para avaliar a possibilidade de recuperação dos acessos mais críticos. A priorização foi solicitada para as ligação a Criúva, Jardim das Hortênsias e Serrano.
O projeto do Estado já prevê os seguintes trechos na ligação da Serra com o Litoral Norte: Caxias do Sul a Lajeado Grande, em São Francisco de Paula/RS; Lajeado Grande ao distrito de Tainhas, também em São Francisco de Paula/RS; e distrito de Tainhas ao município de Terra de Areia/RS.
Uma nova reunião entre os vereadores e o Daer ficou agendada para o mês de fevereiro de 2026 para um retorno quanto à solicitação dos parlamentares após estudos e levantamentos técnicos a serem desenvolvidos pelo Departamento.
