A vereadora Marisol Santos assumiu a presidência da Comissão Executiva Provisória do PSDB em Caxias do Sul, conforme designação do presidente estadual do partido, Moisés Barboza, em cumprimento à Resolução CEN-PSDB nº 008/2025, da Comissão Executiva Nacional. A medida integra o processo de reorganização partidária em âmbito nacional e estabelece novas direções provisórias nos diretórios municipais e estaduais.
De acordo com informações repassadas pela Assessoria de Imprensa da vereadora, a resolução determinou a destituição de todos os diretórios e executivas municipais do país em 30 de novembro de 2025, cabendo às instâncias superiores a designação das novas executivas durante o período de transição. Em Caxias do Sul, conforme o comunicado, a condução do partido passa a ser liderada pela vereadora, que atualmente exerce mandato na Câmara Municipal.
Histórico
Marisol Santos foi a vereadora mais votada do PSDB no Rio Grande do Sul nas eleições municipais de 2020 e 2024, e a mulher mais votada do partido para Deputada Federal, em 2022. Pré-candidata a deputada estadual para o próximo pleito, a parlamentar também assumiu recentemente a presidência do PSDB Mulher RS, ampliando sua atuação política no fortalecimento da participação feminina e no debate de pautas sociais no Estado.
De acordo com a nova presidente dos tucanos, “assumir a presidência do PSDB em Caxias do Sul é uma responsabilidade importante. Nosso foco será reorganizar o partido, fortalecer o diálogo interno e com a comunidade, e construir coletivamente um projeto político que volte a representar as ideias da social-democracia na nossa cidade e na região, com foco na fidelidade partidária e na ética que rege minha vida pessoal e política”.
Integrantes da Executiva Provisória
A Executiva Provisória do PSDB em Caxias do Sul é composta por Luzia Ester Santos Oss (vice-presidente), Marcelo de Gregori (secretário), Morvan da Costa e Silva (tesoureiro), Neuton Ferreira Maica, Joelso Loch e Douglas Barreto Oliveira (vogais), além de Marseli Fátima Salmin Schneider, que assume a presidência do PSDB Mulher no município.
A nova direção, segundo comunicado, assume o partido em um contexto de reorganização local, após mudanças recentes no cenário político e partidário que impactaram a estrutura da legenda. O objetivo da nova executiva é reconstruir o diálogo com filiados, reorganizar a base partidária e reafirmar os princípios da social-democracia em Caxias do Sul e na Serra Gaúcha.
