Em fala na tribuna da Câmara nesta semana, o vereador Zé Dambrós (PSB) defendeu multas mais altas para o combate ao descarte irregular de lixo em Caxias do Sul. O parlamentar também busca a ampliação das câmeras de monitoramentos nos lugares críticos da cidade.
Ele informou que projeto foi protocolado no Legislativo para alteração da legislação e que visa triplicar o custo da penalidade. Explicou que a proposta divide os descartes por quantidade e pode chegar a uma multa de 500 Valores de Referência Municipal (VRMs), totalizando mais de R$ 20 mil. No fim de 2022, o Executivo já havia aumentado o valor da multa para descarte irregular de lixo para 15 VRMs na ocasião.
O projeto ainda prevê que empresas poderão ter alvará cassado nos casos de reincidência. Dambrós defendeu que os recursos das multas sejam utilizados para a compra e instalação de mais câmeras. Disse que o monitoramento traz economia aos cofres públicos e que é preciso mexer no bolso para resolver o problema.
O parlamentar ressaltou que as câmeras já deram resultado na ligação do Colina do Sol com a ERS-122. Cobrou que operações de Bota-Fora sejam realizadas pela prefeitura mensalmente, em diferentes regiões.
Em 2026, o valor do VRM em Caxias do Sul é de R$ 48,99.
