O vereador José Abreu, o Jack (PDT), protocolou ofício ao comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), tenente-coronel Márcio Müller Batista, solicitando a realização de um estudo visando a construção de um quartel na zona sul da cidade. O documento também foi protocolado na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (5). Ele visa a criação de uma Frente Parlamentar no Legislativo caxiense para tratar sobre o assunto junto aos demais órgãos públicos e a sociedade.
O parlamentar explica que a Zona Sul é uma das regiões que mais cresce na cidade e é uma demanda antiga dos moradores locais. A região ainda sofre com a distância das estruturas de emergência, o que aumenta o tempo de resposta em situações críticas. Além disso, o vereador lembra que diversos incêndios são registrados nesta parte da cidade.
Ele sugere como sede um terreno da Prefeitura na rua Valter Afonso, no bairro Aeroporto, ao lado de uma escola de Educação Infantil. Ele projeta que junto a esse quartel também funcione uma base do SAMU.
Jack estima que nos próximos meses a ideia possa começar a sair do papel. Informa ainda que uma comissão será formada pelo 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) para realizar estudo da viabilidade do projeto.
O comandante do Batalhão confirma o recebimento do ofício, mas pondera a necessidade de que projeto seja elaborado e recursos sejam destinados.
Caxias do Sul conta com cinco quartéis: Central, Zona Norte, Desvio Rizzo, Cruzeiro e Aeroporto Hugo Cantergiani.
