O levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) junto a empresas da cidade demonstrou que para 46,7% dos lojistas, a principal data comemorativa do comércio foi melhor em comparação com anos anteriores. O tíquete médio por cliente alcançou R$ 501,84, próximo aos R$ 512,35 que havia sido apurado antes da data pela entidade.
Diante da escolha dos presentes, a maior procura ocorreu na semana que antecedeu a celebração. Cerca de 32% das compras foram pagas com cartão de crédito. Ainda segundo o levantamento, as vendas digitais correspondem a maior parte dos negócios que teve como principal segmento escolhido o setor de vestuário e calçados.
Conforme o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, a incerteza econômica foi o principal fator que levou o crescimento ser considerado estável. Diante das intenções de compras, Cervieri salienta que o avanço das vendas de forma online se tornam cada vez mais evidentes em datas comemorativas e que os lojistas precisam se adaptar ao novo formato.
A pesquisa ainda ouviu os empresários quanto à decoração natalina dos estabelecimentos. Um percentual de 45,9% deles disseram que enfeitaram como nos outros anos. Outros 32,4% declararam que decoraram menos do que em outros natais. Apenas 8,1% das lojas participantes informaram que não colocaram enfeites nos espaços e vitrines.