O ministro da Saúde, Alexandre Padilha assinou a habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Caxias do Sul em portaria publicada na última quarta-feira, dia 24 de dezembro. A partir do aval do ministro será destinado para a UPA R$ 3,6 milhões em parcelas já a partir do mês de janeiro. Após, será feita a busca pela contrapartida do Governo do Estado, valor que deve resultar em mais de R$ 10 milhões de repasse por ano.
A UPA Central estava sem a habilitação do Ministério da Saúde há seis anos, conforme a Prefeitura de Caxias do Sul. O órgão federal havia comunicado que a Unidade teria a habilitação no início do mês de novembro, após encontro do secretário da Saúde de Caxias, Rafael Bueno, com o ministro em Brasília. Bueno celebra a assinatura da portaria e cita que a habilitação se tornou uma prioridade ao assumir a pasta.
Em novembro, junto com a confirmação da habilitação da UPA, foram apontadas pela União quatro melhorias na Unidade que devem ser implementadas dentro do prazo de seis meses. Fazem parte da lista de reformas os banheiros da recepção; um ambiente específico para aplicação de medicação intramuscular; todos os leitos com disponibilidade de poltronas para acompanhantes; e complementação de dois pontos de oxigênio, ar medicinal e de vácuo em cada leito da sala de emergência.
