A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, foi reinaugurada na tarde desta sexta-feira (28). O serviço oferece cuidados contínuos de saúde para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas, funcionando 24 horas em ambiente residencial e de caráter transitório, com tempo de permanência de até seis meses.
A UAA é um dos pontos da Rede de Atenção Psicossocial Municipal e tem capacidade para atender até 15 usuários, acolhidos conforme definição da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de referência. O projeto terapêutico é singular e elaborado em conjunto com a participação do usuário e das equipes da Unidade e do CAPS, prevendo ações e intervenções relativas à saúde, trabalho, reinserção social e recuperação de vínculos familiares.
A Unidade funcionava desde 2014 em imóvel antigo, sem acessibilidade, e era exclusivamente masculino. Com a crescente demanda por vagas femininas, a casa foi adaptada para acolher o público misto. O novo imóvel busca garantir a privacidade de ambos os sexos, acesso a pessoas com problemas de mobilidade e dispõe de um quarto para isolamento em situações de saúde especiais.
De acordo com o secretário da Saúde, Rafael Bueno os investimentos ajudam a esses homens e mulheres a buscarem ajuda para a reinserção à vida normal, e esse novo espaço tem melhorias em diversos aspectos em relação ao lugar onde funcionava.
A cerimônia de reinauguração contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, do secretário Rafael Bueno, da coordenadora da Casa, Giovana Cauduro, da diretora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, Marina Guerra, da diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Fundação de Assistência Social, Franciele Roso, e demais servidores e representantes de entidades.
