Nesta quarta-feira (13), durante reunião solicitada pela Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal da Região Nordeste do RS, presidida pela vereadora Rose Frigeri (PT) e destinada à instalação da instituição na Serra Gaúcha, foi confirmada a apresentação das propostas de cursos nas quatro audiências públicas previstas para este mês. Uma delas ocorrerá no dia 22, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Essas propostas terão como fundamento o diagnóstico da região, elaborado anteriormente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O encontro contou com a presença da deputada federal Denise Pessôa (PT), além da participação remota do vice-reitor da UFRGS, Pedro Costa, e de representantes do Ministério da Educação (MEC). Representando o MEC, participaram a Coordenadora-Geral do Centro de Gerenciamento e Avaliação de Resultados da Educação (CGAR), Marta de Souza Costa, o assessor da Secretaria de Educação Superior (SESU), Edson Almeida e a Coordenadora-Geral da SESU, Lucia Pellanda.
Rose Frigeri explica que todos os levantamentos realizados até agora compõem o diagnóstico que servirá de base para a definição dos cursos a serem ofertados na região. Essas propostas serão apresentadas nas audiências públicas e, posteriormente, encaminhadas ao Conselho Universitário (CONSUN), para que a comunidade da UFRGS possa aprová-las ou sugerir alterações.
A vereadora destaca que ainda há questões estruturais pendentes em relação ao local de implantação. A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, revelou recentemente à Rádio Caxias que, além do Campus 8, atualmente considerado como possível sede da nova universidade, outros locais centrais em Caxias do Sul estão sendo avaliados. Rose ressalta ainda que o MEC sinalizou apoio ao processo e garantiu os recursos necessários até 2027. No entanto, o ministério solicitou agilidade nas tratativas para que o cronograma seja cumprido dentro do prazo.
As audiências públicas promovidas pela UFRGS em agosto integram a iniciativa “Gestão Aberta” e têm como objetivo apresentar o andamento do projeto do Campus Serra. Os encontros ocorrem nos dias 15 e 19, na sede da instituição, em Porto Alegre. No dia 18, o debate será realizado na Assembleia Legislativa. Após os eventos na capital, no dia 22, a reitora participa de audiência da Frente Parlamentar em Caxias do Sul, às 19h, na Câmara de Vereadores.