Como parte das comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) promoverá um evento cênico-musical nesta segunda-feira, dia 18 de agosto, às 19h. A celebração, que ocorrerá no UCS Teatro (Bloco M do Campus-Sede) para convidados, será transmitida ao vivo no canal da UCS no YouTube, possibilitando que toda a comunidade participe da homenagem.
Durante a apresentação, o público será convidado a vivenciar a jornada dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul a partir de 1875. O roteiro aborda a nostalgia que esses imigrantes sentiam ao enviar cartas para seus parentes na Itália, a importância da fé na construção de uma nova vida na América e como a colonização moldou o desenvolvimento do Estado. Além da Serra Gaúcha, os imigrantes se estabeleceram em diversas regiões, incluindo a Quarta Colônia, o Alto Uruguai, o Sul e Porto Alegre. Entre 1875 e 1914, estima-se que entre 80 e 100 mil italianos tenham chegado ao estado.
Um telão no palco proporcionará um ambiente visual, exibindo imagens da época que retratam os italianos embarcando em navios a vapor em direção ao desconhecido. A apresentação contará com o Grupo Girotondo e esquetes do grupo Miseri Coloni, além de um concerto da UCS Orquestra, que juntos traduzirão em música e cultura a importância dessa história para a colonização do Rio Grande do Sul. Um dos momentos marcantes será a interpretação da orquestra da canção “Mérica Mérica”.
Outro destaque da celebração será o lançamento oficial do livro “Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – 1875-2025“, elaborado pela Universidade de Caxias do Sul. Com 640 páginas, a obra será disponibilizada em um box contendo as versões em português e italiano, esta última traduzida por professores do Programa UCS Línguas Estrangeiras. O livro reúne contribuições de 66 autores, incluindo 10 italianos, além de fotos, informações e artigos relacionados ao tema.
O reitor da Universidade, Gelson Rech, em participação no programa Persona, da Rádio Caxias, trouxe mais detalhes sobre o lançamento do livro no evento.
O livro terá o valor de R$1500,00. Caso as 100 tiragens sejam vendidas, há possibilidade de uma nova leva ser impressa.