Dedicando-se a preservar a memória dos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul a partir de 1885, a Universidade de Caxias do Sul iniciou, em 1975, a realização do Simpósio Internacional e Fórum de Estudos Ítalo-brasileiro. Em 2025, quando se celebram os 150 anos da imigração no Estado, a UCS realiza o VI Simpósio e o XIV Fórum nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de novembro.
A programação contempla mesas-redondas que abordarão assuntos diversos relacionados com a imigração, entre os quais culinária, política e economia, sociedade e identidade, cultura e religiosidade. Também será realizada a conferência _150 Anni di Migrazione Italiana in Brasile: Teorie, Cause e Ruolo della Trasmissione dei Saperi_,
ministrada pela pesquisadora Donatella Strangio, da Università La Sapienza di Roma. As atividades serão realizadas no auditório do Bloco H do Campus-Sede e on-line.
Durante o evento ainda serão lançados os livros _Cultura da Imigração Italiana no RS: receitas e história_ e _Cultura e migrações: traços de uma vida bem vivida_. A inscrição é gratuita, mediante cadastro no site.
Além da UCS, são promotores do evento a Università degli Studi di Padova e o Consolato Onorario d’Italia in Brasile – Caxias do Sul.
Serviço
VI Simpósio Internacional e XIV Fórum de Estudos Ítalo-brasileiro
Quando: segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de novembro
Onde: Auditório do Bloco H
Inscrições gratuitas pelo site
Confira a programação completa
