Entre os pontos altos da celebração pelos 150 anos da imigração italiana pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) estará o lançamento oficial do álbum Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul 1875-2025. A publicação, com 636 páginas, será disponibilizada em um box, com as versões em português e italiano. A versão italiana foi traduzida por professores do Programa UCS Línguas Estrangeiras. O livro teve a participação de 66 autores, sendo 10 italianos, e reúne fotos, informações e artigos sobre o tema.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, destacou que além disso também a tecnologia faz parte dos livros, contendo QR Codes que levam à fotos, vídeos, álbuns antigos, entre outros arquivos que remetem à história da imigração.
A obra, organizada pelos professores Gelson Leonardo Rech, Terciane Ângela Luchese, Roberto Radünz e Anthony Beux Tessari, está dividida em 11 temas, que passam pela economia, educação, religiosidade, literatura e língua, família, entre outros.
Este é o quinto álbum alusivo à imigração italiana no Estado – foram produzidass publicações nos aniversários de 25, 50, 75, 100 e 130 anos – e é o primeiro em dois volumes com dois idiomas. Dois textos estão no dialeto Talian. O álbum conta com novos estudos, como análises historiográficas sobre as edições anteriores, e aborda temas inéditos, como os fotógrafos e músicos italianos no Estado.
Participam da construção do álbum pesquisadores de nove universidades brasileiras, sendo oito gaúchas, uma catarinense e uma paulista, além de sete universidades italianas.
O valor do álbum será de R$1500,00 e terá 100 cópias disponíveis para venda.