O novo espaço inaugurado nesta quarta-feira (18) possui aproximadamente 2 mil m² e está localizado em anexo ao Bloco 59, sede do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), no Campus-Sede da UCS. O prédio vai abrigar as atividades da Incubadora Tecnológica (ITEC), além do StartUCS (programa de ideação), CatalisaUCS (gestão de projetos e de transferência de tecnologia) e UCSiNova (Agência de Inovação).
A Universidade de Caxias do Sul amplia seu ecossistema de inovação e pesquisa com a estrutura, que contempla 20 salas de diferentes formatos para novas empresas incubadas residentes, uma arena com capacidade para 100 pessoas, espaço de fabricação digital e teste de prototipagem, cafeteria, entre outros ambientes. O reitor Gelson Leonardo Rech destaca a importância da nova estrutura para a conexão da academia com as empresas privadas na criação de novos projetos.
A estrutura teve um aporte de R$ 13 milhões, com recursos não reembolsáveis através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa integra o projeto “Impulsionando o Ecossistema de Inovação da Serra Gaúcha: O level up da incubadora ao parque tecnológico UCS”. A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, ressalta que já há pelo menos 10 empresas interessadas na utilização do espaço, que deve estar totalmente disponível nos próximos meses.

A Incubadora Tecnológica foi criada ainda em 1999, fruto de uma parceria entre UCS, prefeitura de Caxias do Sul e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Em 27 anos de história, auxilia no fortalecimento de empresas emergentes, oferecendo infraestrutura moderna, suporte técnico, mentoria especializada e um ambiente colaborativo para que ideias inovadoras se transformassem em negócios de sucesso.
Atualmente, o ecossistema de inovação da universidade reúne 60 empresas incubadas ou residentes, gerando 188 empregos diretos. Até 2030, a expectativa é que esse número possa chegar a cerca de 100 empresas vinculadas, gerando um lucro de R$ 500 milhões anualmente. As empresas interessadas em integrar o ecossistema de inovação devem consultar o edital.
