A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) divulgou, na última quarta-feira (05), o resultado final do Edital 02/2024 do programa Professor do Amanhã, que oferece 500 bolsas integrais para cursos de licenciatura em Letras, Matemática, Geografia e História em instituições comunitárias do Rio Grande do Sul. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é uma das universidades contempladas e já abriu seu processo seletivo para a Serra Gaúcha.
Este programa tem como objetivo formar novos professores para a Rede Estadual de Ensino, atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados, especialmente, em áreas como Matemática e Línguas. Além de garantir a formação em cursos de licenciatura, os alunos não precisarão pagar mensalidades, já que os custos serão cobertos pelo governo estadual. Cada estudante também receberá uma bolsa de R$ 800 (mensais) durante todo o curso, o que garante uma melhor dedicação aos estudos e ajuda com despesas como transporte e alimentação.
A coordenadora do programa, Simone Stülp (se pronuncia Stilp), destacou a importância da parceria com as universidades, como a UCS, que integra o programa com práticas de inovação e conexão com a sociedade, proporcionando uma formação de qualidade para os futuros docentes. O investimento do governo estadual no programa chega a R$ 38,4 milhões até 2028, e a iniciativa é considerada inédita no país.
A coordenadora do programa explica que além da bolsa mensal, os alunos devem cumprir 300 horas de prática de ensino durante o curso e, após formados, devem exercer atividades docentes por no mínimo 1.920 horas na Rede Estadual de Ensino, sendo automaticamente incluídos no Cadastro de Contratações Temporárias.
O programa foi lançado em 2023, com a primeira edição oferecendo mil bolsas e já formando novos professores para o Rio Grande do Sul. E, agora, a oportunidade de se inscrever para as vagas do programa Professor do Amanhã da UCS está disponível também para os candidatos da Serra Gaúcha, com a previsão de que os alunos iniciem sua formação ainda no primeiro semestre de 2025.