A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Leopoldo conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) desde a semana passada. A unidade teve reforço de médico 40 horas semanais e enfermeiro 40 horas semanais. Além do médico e enfermeiro, compõem a equipe técnicos de enfermagem e agentes comunitários. A ampliação dos atendimentos beneficiará os 6.187 usuários cadastrados na unidade, e outros que possam vir a residir no território ou que ainda não utilizam o SUS. Além desses profissionais, a unidade também tem médicos de apoio, clínicos gerais, ginecologista, pediatra e está em processo de nomeação de um novo dentista, uma vez que o dentista que atuava se aposentou.
“É importante destacarmos que a ampliação das equipes representa um passo fundamental no fortalecimento das ações de promoção, prevenção e atenção integral às necessidades da população. Com a expansão dessas equipes, é possível ampliar a cobertura dos serviços, garantindo que um maior número de pessoas tem acesso às orientações, acompanhamento e suporte adequado”, destacou a diretora da Atenção Primária, Juliana Argenta Calloni.
Para o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, é fundamental fortalecer os vínculos da Atenção Primária, porque é na base que são prevenidas muitas doenças que, além de serem prejudiciais às pessoas, acabam afunilando os serviços de saúde.
“As equipes da ESF têm como objetivo garantir cuidados, identificando e intervindo nos fatores e determinantes dos agravos e das necessidades em saúde mais prevalentes. Dessa forma, aproximam a assistência da realidade social e de vida dos usuários. Iremos fortalecer ainda mais os cuidados na base, onde muitas questões podem ser minimizadas. A UBS é a principal porta de entrada da população aos serviços, por isso, a ESF fortalece as ações da atenção primária de forma estratégica”, ressaltou o secretário.
Já o gerente do posto, Janerson Fábio Prestes, destaca que para os milhares usuários cadastrados é muito importante contar com esse porte, porque haverá atendimento durante os turnos da manhã e da tarde e os vínculos serão fortalecidos.
Como Funciona
A Estratégia de Saúde da Família é a equipe prioritária da Atenção Primária à Saúde responsável por desenvolver ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvidas por meio de práticas de cuidado integradas e da gestão qualificada. É dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes multiprofissionais assumem responsabilidade sanitária.
As principais ações realizadas pelas equipes de Saúde da Família incluem atividades individuais e coletivas, como consultas, vacinação, procedimentos, visitas domiciliares, grupos e outras intervenções voltadas para o cuidado integral à saúde. Essas ações ocorrem na UBS, em domicílios e em outros espaços comunitários.
