A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariani foi reinaugurada, nesta segunda-feira (21), após passar por uma reforma completa e ampliação que custou R$ 2,2 milhões ao município. A unidade, localizada no bairro Mariani, foi preparada para atender cerca de 10 mil usuários da região.
Com a reforma, a área útil da UBS aumentou de 432 para 477 metros quadrados. Entre as melhorias estão a instalação de sistemas de climatização nos consultórios, adequação das redes hidráulica, sanitária e elétrica, além da implementação de um sistema de gerenciamento de riscos.
O prefeito Adiló Didomenico destacou o investimento na saúde pública e ressaltou que o município tem ampliado os serviços ofertados nas unidades básicas, como o sistema Agenda+ e a implantação da telessaúde, que permitirá consultas à distância. Ele também pediu maior colaboração da população para reduzir o número de faltas às consultas.
O secretário de Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, agradeceu o empenho das equipes envolvidas e a compreensão da comunidade durante o período das obras. A gerente da UBS Mariani, Ediléia Craco Sganzerla, reforçou a importância da atenção primária e do contato próximo entre agentes de saúde e moradores para alcançar melhores resultados na saúde pública. Ainda conforme o secretário, a unidade oferecerá diversos serviços de saúde, incluindo consultas médicas, especialidades (ginecologia, pediatria), enfermagem, assistência social, nutrição, odontologia, visitas domiciliares e farmácia.
A reforma teve início em agosto de 2023 e foi concluída em outubro de 2024, após a empresa BJ Queiroz Engenharia e Construções Ltda assumir a obra devido à rescisão contratual com a empresa anterior. Com a nova estrutura, a UBS Mariani promete amplia a capacidade e a qualidade do atendimento à comunidade local, fortalecendo a rede municipal de saúde.