A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Fátima Baixo, em Caxias do Sul, enfrenta problemas graves, levando o vereador Rafael Bueno (PDT) a pedir a interdição do local. O parlamentar, que atualmente cumpre agenda em Brasília, fez um apelo emergencial ao município, alertando para os riscos que o prédio oferece aos usuários e profissionais de saúde.
Imagens enviadas pela população mostram danos significativos na UBS, com rachaduras em colunas, teto e paredes. Rafael Bueno, que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, destaca que tanto os moradores que buscam atendimento médico quanto os profissionais que trabalham no local estão expostos a uma estrutura precária.
O vereador afirma que solicitou providências ao prefeito Adiló Didomenico, ao vice-prefeito Edson Néspolo e ao secretário da Saúde, Geraldo de Freitas. Segundo Bueno, os danos na UBS são consequência das fortes chuvas que atingiram a região do bairro Fátima em maio do ano passado.
De acordo com o vereador, um laudo técnico realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indicou que o prédio não apresenta riscos imediatos para funcionários e usuários. No entanto, após as solicitações de Bueno, a Secretaria da Saúde se comprometeu a realizar intervenções emergenciais para melhorar a aparência visual da unidade. Além disso, o secretário informou que uma reforma estrutural completa será realizada no complexo em um futuro próximo.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde emitiu uma nota explicando que, conforme laudo de um engenheiro civil, a UBS Fátima Baixo não apresenta riscos estruturais que coloquem usuários ou servidores em perigo. O documento aponta que as rachaduras existem em interfaces entre pilares e paredes não portantes (que não têm função estrutural), não havendo necessidade de interdição.
A nota ainda informa que a pasta realizará melhorias pontuais e emergenciais no prédio, inaugurado em 1983 e que, ao longo dos anos, sofreu com alagamentos na região (anteriores à construção das bacias de amortecimento). Além disso, o projeto para a construção da nova UBS Caminho do Meio, que atenderá a região, está em andamento. A publicação de uma portaria federal para liberação de recursos está aguardada para que a licitação seja lançada. A obra também contará com investimentos municipais.
Confira na íntegra a nota da Secretaria Municipal da Saúde:
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que, conforme laudo emitido por engenheiro civil, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima Baixo não possui riscos estruturais que coloquem usuários e servidores em risco. Conforme o documento, o prédio possui rachaduras em algumas interfaces entre pilares e paredes não portantes (ou seja, que não possuem funções estruturais). Assim, não há indicação para interdição da Unidade. A SMS fará melhorias pontuais e emergenciais no prédio, que foi inaugurado em 1983 e sofreu ao longo dos tempos com alagamentos na região (anteriores à construção das bacias de amortecimento). A Secretaria da Saúde tem ciência de que a comunidade precisa de um espaço com mais conforto, por isso, já está pronto o projeto para a construção da futura UBS Caminho do Meio. A SMS aguarda a publicação de Portaria federal para liberação de recurso para que seja lançada a licitação. A obra também contará com aporte de recurso municipal.