Caxias do Sul está sendo palco do XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo, que iniciou no domingo (02) e vai até sexta-feira (07). O evento, realizado no Quinta São Luiz, reúne mais de 50 jornalistas de diversas partes do mundo, incluindo Argentina, Chile, Itália, Estados Unidos, México, Panamá e Brasil. O congresso, com o tema “Turismo que Move, História que Inspira: 150 Anos de Conexões e Desenvolvimento”, tem como foco a promoção do turismo e a valorização cultural da Serra Gaúcha, em especial, da cidade de Caxias do Sul, que celebra 150 anos da Imigração Italiana.
A programação do congresso inclui palestras, painéis de discussão, apresentações culturais da região e atividades alusivas aos 150 anos da Imigração Italiana, além de uma press trip exclusiva para os membros da Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT), que visitarão diversos destinos e atrações turísticas de Caxias do Sul, incluindo pontos históricos e naturais que retratam a herança italiana da cidade.
Nesta segunda-feira (03), durante o evento, autoridades assinaram o documento que incluiu o município de Caxias do Sul na Rede Mundial de Destinos Emergentes, um conceito de turismo que destaca lugares que estão ganhando popularidade, mas ainda não são saturados pelo turismo de massa.
O secretário municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Grememelmaier, destaca a importância da realização desse congresso em Caxias do Sul.
O evento é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio de entidades como a Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT), o Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, o Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação e da Secretaria do Turismo, e a Sicredi Pioneira. O Sindicato das Empresas de Gastronomia e Hotéis (SEGH) também é parceiro do evento.

			



