O programa Troca Solidária retoma suas atividades neste sábado, 1º de novembro, com a primeira agenda do mês em diversos bairros e loteamentos da cidade. A iniciativa, executada pela Codeca, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS), promove a troca de resíduos recicláveis por alimentos frescos, incentivando a sustentabilidade e o consumo consciente.
Em outubro, o programa mobilizou 3.330 famílias, arrecadou 103,4 toneladas de resíduos seletivos e distribuiu 25,9 toneladas de hortifrutigranjeiros. Desde o início do ano, mais de 1,1 mil toneladas de resíduos foram coletadas, resultando na distribuição de 266,5 toneladas de alimentos a 35,3 mil famílias.
O funcionamento do Troca Solidária é simples: a cada 4 kg de resíduos seletivos doados, o participante recebe 1 kg de frutas e hortaliças da estação, com limite de 15 kg por família. A ação ocorre aos sábados, de forma itinerante, contemplando todas as regiões da cidade.
Programação para 1º de novembro:
- 8h às 9h
Diamantino: Rua Gentil Montemezzo (Centro Comunitário)
Centenário: Rua Hipólito José da Costa, esquina Avenida Dr. Mário Lopes - 10h às 11h
Planalto: Rua Natal Idalino Fadanelli (ao lado da quadra de areia)
São Vicente: Rua Assis Brasil (em frente à UBS)
Primeiro de Maio: Rua Giácomo Capeletti (Centro Comunitário) - 14h às 15h
Rosário: Avenida dos Girassóis (Centro Comunitário)
Campos da Serra: Rua Marieli Cardoso de Oliveira (ao lado da UBS)
Vitória: Rua Carlos Molon (área verde) - 16h às 17h
Paraíso Cristal: Rua A, próximo à Rua Carlos Debastiani
Portinari: Rua São Matheus, próximo à pedreira
Conquista: Avenida Cabo Machado Severo (ao lado da escola)
A ação reforça a importância da reciclagem e do consumo consciente, além de garantir que alimentos saudáveis cheguem às famílias em situação de vulnerabilidade.





