O esporte e a solidariedade voltam a se unir em Caxias do Sul. No dia 23 de novembro, a partir das 8h, o Villagio Caxias será palco do 2º Treino Solidário – Treinar a Solidariedade, iniciativa que combina atividade física e ação social em benefício do projeto Mãos de Amor. A meta é arrecadar 1,5 mil brinquedos novos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo projeto, criado em 2012. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, a partir desta quinta-feira (23), pelo site do Sesc de Caxias do Sul.
Idealizado pelo atleta Jemerson Hoffman, conhecido como Tequila, o evento busca inspirar a prática esportiva aliada à empatia. “Mais do que um treino de corrida, é para treinar a solidariedade”, resume o organizador. Ele esclarece que serão distribuídos 350 kits aos participantes, no ato da inscrição, e que incluem: camiseta, medalha e brindes de patrocinadores. E que no momento da retirada do kit, cada participante deverá entregar um brinquedo novo, que será repassado às crianças beneficiadas pelo projeto. Tequila explica que após o limite de kits, as inscrições seguem abertas, reforçando que o foco principal é a arrecadação de brinquedos.
Durante o evento, será entregue o Troféu Solidariedade ao participante que mais doar brinquedos, em reconhecimento ao espírito solidário da iniciativa. A programação inclui corrida, caminhada e momentos de confraternização, em um ambiente voltado à integração e à causa social.
O Sesc Caxias do Sul e o Villagio Caxias são parceiros do evento, oferecendo estrutura, equipe de apoio e premiações. A Fotto Serra Gaúcha fará a cobertura fotográfica oficial, e o valor arrecadado com as fotos também será revertido integralmente ao projeto Mãos de Amor.
A primeira edição do Treino Solidário ocorreu em abril, com arrecadação de chocolates em alusão à Páscoa. Agora, a ação se renova com o mesmo propósito: mobilizar a comunidade para transformar solidariedade em sorrisos.